Você é o tipo de pessoa que quer ter uma vida sustentável e que se preocupa com as questões ambientais, sabe do impacto que causamos no planeta e acredita que se continuarmos vivendo da mesma forma provavelmente não vamos conseguir existir por tanto tempo, mas apesar de saber disso tudo se sente um pouco perdido(a) na hora de mudar? É normal ficar confuso, ainda mais com a quantidade de informações que a gente tem nos dias de hoje.
Este texto foi escrito a partir de um slide de um dos encontros mensais que acontecem na Área de Membros do Projeto Maui, onde eu separei alguns problemas e ações práticas que podemos tomar para diminuir o nosso impacto de forma bem simples e resumida.
Por que ter um estilo de vida sustentável?
O ser humano impacta o planeta de várias formas e em diferentes níveis. Todos somos responsáveis pelo impacto que causamos, seja pessoalmente ou através das empresas e marcas que consumimos. Olhando pelo lado evolutivo, não é muito inteligente termos certas atitudes em relação ao nosso planeta porque seremos diretamente afetados. O nosso futuro, como espécie, depende de alguns fatores como a temperatura da terra continuar dentro de uma margem, que não é tão grande assim (durante a última era glacial a temperatura média do planeta era apenas 6ºC menor que hoje.
Muitas das ações práticas que você vai ler aqui não precisam de um investimento financeiro (somente de tempo), mas também terão algumas que vão exigir um poder aquisitivo que não faz parte da realidade da maioria das pessoas. Minha intenção ao escrever o texto não é que alguém se sinta mal por não conseguir fazer algo, mas sim que as pessoas comecem de onde elas puderem e se algum dia vierem a ter condições financeiras melhores também possam fazer melhores escolhas, adotando um estilo de vida sustentável.
Diminua o consumo de plástico
Um dos grandes vilões do oceano é o plástico. Presente no nosso cotidiano, é muito dificil pensar em uma vida sem ele. Porém, os dados são alarmantes… Cerca de 22 milhões de toneladas de plástico são “vazadas” para o meio ambiente todo ano, sendo que o Oceano é destino final desta saga. Somente o Brasil é responsável por 3 milhões desse total! Cada brasileiro gerou uma média de 64 quilos de resíduos plásticos no ano de 2022.
Isso acontece por conta do estilo de vida cada vez mais caótico da nossa sociedade, onde não temos tempo para cuidar de questões básicas, como vamos nos preocupar em ter um estilo de vida sustentável? Você não precisa fazer uma mudança drástica do dia para a noite, muito pelo contrário! É muito mais saudável e eficaz você mudar aos poucos (mas também não precisa levar anos…) e introduzir novos hábitos sustentáveis na sua vida. As dicas abaixo podem ajudar você a reduzir seu consumo de plástico e ajudar a conservar o Oceano.
Na prática:
- – Levar sacola reutilizável ao supermercado;
- – Andar com copo/garrafa e talheres na mochila;
- – Repensar quando for comprar algo (quando for possível).
Descarte corretamente os resíduos
Na prática, apesar de conseguirmos reduzir bastante nosso impacto, nós não conseguimos viver sem gerar algum tipo de resíduo. Estes devem ser descartados da melhor maneira possível. Falando novamente do Brasil, dos 82 milhões de toneladas de resíduos gerados, apenas 4% foi reciclado. Um estudo apontou que apenas 70% dos brasileiros separam seu lixo. Infelizmente, muitas cidades não possuem coleta seletiva e por isso cabe a nós cobrar isso e outras políticas públicas dos nossos representantes políticos. Além disso, em algumas cidades já é possível encontrar empresas privadas que realizam este serviço.
Na prática:
- – Procure saber se a sua cidade possui coleta seletiva;
- – Busque por empresas e alternativas na hora de destinar os seus resíduos;
- – Tenha uma composteira;
- – Aprenda a separar seu lixo.
Cuide da alimentação para ter uma vida sustentável
Além de ser importante para a saúde, a nossa alimentação influencia diretamente nos ecossistemas terrestres e marinhos. Infelizmente, a insegurança alimentar atinge 70 milhões de brasileiros e a partir deste dado é importante esclarecer algumas coisas: Pessoas passam fome diariamente no Brasil e no mundo, isso é um fato e estas pessoas não possuem escolha na hora de se alimentar. Já se você faz parte do grupo que pode escolher o que comer, saiba que retirar alimentos de origem animal da sua dieta é muito mais sustentável, principalmente por questões de espaço e emissão de gases do efeito estufa. Não estou entrando no mérito de crueldade animal, mas sim falando de ecologia e ciência.
Na prática:
- – Diminua o consumo de alimentos de origem animal;
- – Retire da sua dieta alimentos que causam algum tipo de desequilíbrio ambiental;
- – Camarão, espécies ameaçadas e em períodos de defeso.
Diminua a sua pegada de carbono
Sabemos que o planeta está mudando muito, então é muito importante diminuir a quantidade de carbono que emitimos. Isso significa olhar para nossos hábitos cotidianos, como a maneira como nos movemos e as escolhas de energia que fazemos. Escolher formas de transporte mais sustentáveis, economizar energia e procurar alternativas ecológicas são coisas muito importantes para reduzir nosso impacto ambiental.
Na prática:
- – Tenha padrões de consumo consciente;
- – Algumas vezes por semana, troque o carro pelo transporte público ou pela bicicleta;
Apoie iniciativas
Apoie iniciativas que promovam a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Existem diversas empresas, organizações e projetos que trabalham ativamente para criar um impacto positivo no planeta. Ao apoiar essas iniciativas, seja por meio de voluntariado, doações ou simplesmente divulgando suas ações, você contribui para fortalecer movimentos em prol da preservação ambiental.
Na prática:
- – Apoie o Projeto Maui sendo nosso aluno na plataforma de membros ou compartilhe os nossos conteúdos para alcançar mais pessoas.