As Tartarugas marinhas são animais incríveis e que despertam a curiosidade em pessoas de todas as idades. A sua importância para a conservação do Oceano vai além da importância ecológica, sendo que elas podem e são usadas como símbolos da conservação marinha no Brasil e no mundo! Apesar de viverem muitos anos, as tartarugas enfrentam diversos problemas ocasionados pelo nosso padrão de consumo. Então, para falar quantos anos elas vivem precisamos conhecer um pouco mais do grupo para que elas possam realmente continuar vivendo.
Quem são as Tartarugas marinhas?
No Brasil temos 5 espécies (das 7 que existem no mundo) de Tartarugas marinhas, são elas:
- Tartaruga-verde (Chelonia mydas);
- Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata);
- Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea);
- Tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea);
- Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta).
Elas habitam o planeta desde a época dos dinossauros, cerca de 110 milhões de anos atrás. A maioria das espécies realiza grandes migrações alternando entre locais de alimentação e reprodução, sendo que os machos nunca saem do mar e as fêmeas realizam caminhadas nas praias para depositar seus ovos (fator muito importante para a conservação).
O que elas comem?
A alimentação varia conforme a espécie, e pode incluir algas, peixes e invertebrados como crustáceos, ouriços, corais, esponjas, anêmonas e até mesmo águas vivas! E outro fator importante na conservação das Tartarugas marinhas está relacionado à alimentação. Cerca de 27% das tartarugas encontradas nas praias do litoral norte pelo instituto Argonauta tinham lixo no seu estômago.
As tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção?
Quando falamos em status de conservação das espécies, temos dois lugares onde podemos encontrar essa informação: A classificação no Ministério do Meio Ambiente e lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN (internacional). Como estamos falando de espécies que vivem no Brasil, vou usar a classificação do MMA, mas você ainda pode conferir a classificação da IUCN digitando o nome científico no site deles.
- Tartaruga-verde (Chelonia mydas): “Quase ameaçada”
- Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata): “Em perigo”
- Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea): “Criticamente em perigo”
- Tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea): “Vulnerável”
- Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta): “Vulnerável”
Portanto, 4 das 5 espécies que ocorrem no nosso litoral correm o risco de entrar em extinção! E o motivo inclui uma somatória de alguns fatores como a destruição de hábitats, iluminação artificial em áreas de desova, captura incidental em atividades pesqueiras, poluição e as mudanças climáticas.
Mas afinal, quantos anos elas vivem?
Tartarugas marinhas têm a fama de viver muitos anos no ambiente natural e isso é verdadeiro. Quantos anos uma tartaruga-marinha vai viver depende de espécie para espécie, mas uma média é que elas podem viver entre 50 e 100 anos! Essa longevidade toda é devido ao seu metabolismo e ciclo de vida mais lentos, e por serem animais de sangue-frio há um menor desgaste nas suas células.
As tartarugas marinhas podem realmente viver muitos anos, mas com o avanço dos impactos antrópicos a expectativa de vida desses animais provavelmente vai diminuir e se não mudarmos rapidamente a nossa forma de enxergar e usar o mundo, elas irão deixar de existir!
Links que podem ser úteis:
Jornal da USP, s.d. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/tartarugas-vivem-mais-por-caracteristicas-geneticas-e-sistema-imune-eficiente/#:~:text=Outro%20fator%20que%20favorece%20a%20longevidade%20das%20tartarugas%20%C3%A9%20seu,menos%20desgaste%20em%20suas%20c%C3%A9lulas. Acesso em: 29 de abril de 2024.
Notícias das Praias, 2022. Disponível em: https://noticiasdaspraias.com/2022/08/28/lixo-foi-a-causa-da-morte-de-27-das-tartarugas-necropsiadas-no-litoral-norte/#:~:text=O%20Instituto%20Argonauta%2C%20com%20sede,e%20que%20passaram%20por%20necropsia. Acesso em: 29 de abril de 2024.
Projeto Tamar, s.d. Disponível em: https://www.tamar.org.br/. Acesso em: 29 de abril de 2024.